SQC GROUP TRAINING & CONSULTING

19
jun

0
img-wellsharp

IADC apresenta WellSharp, seu novo programa de treinamento de controle de poço

IADC apresenta WellSharp – um novo e revolucionário programa de treinamento de controle de poço. Como resultado de um esforço colaborativo da indústria, o novo programa WellSharp enfatiza um treinamento rigoroso para todos os profissionais que tem responsabilidades nas operações de controle de poço, até mesmo o pessoal de base. Os alunos ganham conhecimento profundo, habilidades específicas às funções e uma maior confiança em suas atividades, afim de evitar incidentes ou, em caso de um incidente imprevisto de controle de poço, responder rapidamente e de forma adequada.

Processo de avaliação reforçada
Um significante melhoramento no processo de avaliação para garantir integridade e uniformidade internacional:

  • Sistema de teste eletrônico centralizado, incluindo a geração de teste aleatório;
  • Resultados imediatos dos testes e feedback com base em objetivos de aprendizagem;
  • Avaliações independentemente supervisionadas;
  • Requisitos de qualificação de instrutor reforçados.

Industria e desenvolvimento
O programa WellSharp, que evoluiu do WellCAP, foi reformado e revitalizado a pedido da indústria. Trabalhando em colaboração com painel de recomendações do WellCAP, o comitê de Controle de Poço IADC e outros grupos de trabalho da indústria, o programa WellSharp representa um esforço liderado pela indústria para redefinir o treinamento em controle de poço. Usando padrões de qualidade e critérios desenvolvidos em conjunto com os operadores, prestadores de serviços de perfuração, instrutores profissionais e especialistas em controle de poço, o novo programa WellSharp ajuda a garantir que as escolas de formação em controle de poço venham a aderir um currículo totalmente desenvolvido pela indústria.

Faixas de formação de acreditação
A acreditação WellSharp aplica-se atualmente apenas a faixa de treinamento em Operações de Perfuração. As faixas de Manutenção de poço e Operações underbalanced vão continuar sob os currículos e critérios de credenciamento do Programa WellCAP, até comités e grupos de trabalho do IADC terem concluído a revisão dessas faixas. A conversão destas faixas de WellCAP para WellSharp será realizada em fases.

Níveis dos cursos de operação de perfuração
Dentre cinco níveis, o WellSharp oferece os blocos de construção para uma cultura de Controle de Poço compreensível em toda a organização:

  • Conscientização – projetado para o pessoal de suporte que não têm responsabilidades diretas em controle de poço, mas precisam entender os conceitos básicos.
  • Introdutório – conhecimentos essenciais de controle de poço para a equipe de plataforma, incluindo plataformistas e outros profissionais não-técnicos.
  • Sondador – habilidades endereçadas a prática de controle de poço, com foco na detecção de Kick e fechamento de poço, para sondadores e assistentes de sondadores.
  • Supervisor – projetado para toolpushers, superintendentes, supervisores de perfuração, e fiscais da companhia, focado nos procedimentos de controle de poço.
  • Engenheiro – Endereçado a problemas de controle de poço que podem ser minimizados ou evitados através de um correto projeto de poço.

Como e porque o WellSharp foi desenvolvido
O programa (anteriormente WellCAP*) foi reformulado por representantes da indústria (a pedido da indústria) e, essencialmente, se alinha com o OGP 476. Uma das razões para assumir este desafio foi o consenso geral de que a indústria deve fazer todos os esforços para regular-se, ou para fornecer a base para quaisquer regulamentos e normas futuras. No passado, o treinamento de controle de poço era centralizado nas operações e habilidades orientadas para a tarefa. A formação WellSharp continuará a oferecer formação nessas áreas, mas também foi transformada para enfatizar:

  • Prevenção a incidentes e gerenciamento do poço;
  • Maior consciência e avaliação de riscos;
  • Entendimento de barreiras adicionais além do BOP que podem ser utilizadas para manter um local de trabalho seguro e confiável;
  • Nova tecnologia e termos que fazem referência situações de perfuração que surgiram através de novos equipamentos e capacidades ou ambientes de perfuração.

Melhorias para o treinamento e no processo de avaliação para garantir a integridade e uniformidade internacional:

  • Sistema de teste eletrônico, incluindo a geração de questões aleatórias;
  • Resultados dos testes e feedback imediato com base em objetivos de aprendizagem;
  • Avaliações independentemente supervisionadas;
  • Requisitos de qualificação de instrutor reforçados;
  • Princípios, modelos e requisitos para a utilização de simuladores para o ensino e para a avaliação de habilidades.

Principal empresa brasileira no ramo de treinamento e consultoria de controle de poço, a SQC Group oferecerá a partir do segundo semestre de 2015, seguindo cronograma do IADC, os seguintes cursos sob o novo programa IADC WellSharp:

Seja o primeiro a comentar

Responder